UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO E DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA PARTICIPARAM DO III ENCONTRO DA REDE DE COOPERAÇÃO – DET/SEBRAE, EM BELÉM DO SÃO FRANCISCO

Os alunos dos cursos de Bacharelado em Administração e de Licenciatura em História do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco participaram  do III Encontro da Rede de Cooperação para Desenvolvimento Econômico e Territorial – DET, projeto coordenado pela SEBRAE e relacionado às políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros. Conheça mais sobre o DET acessando o link http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sc/sebraeaz/desenvolvimento-economico-territorial,0473e13731cf7510VgnVCM1000004c00210aRCRD.

As  atuais exigências mercadológicas para a excelência do profissional de Administração obrigam que ele esteja sempre atualizado e antenado com os cenários e realidades nos quais venham a atuar. Um bom administrador deve estar sempre aberto às mudanças, compreender os processos da Administração pública e privada, ter visão holística  e, principalmente, ser ético. Assim, a inserção dos alunos  nas discussões da Rede de Cooperação DET,  entre outros programas que futuramente participarão, tem como finalidade despertar reflexões e um olhar sobre os diversos campos  que atuarão futuramente e, também, compreender os novos modelos de gestão. Terão, ainda, importante papel na tomada de decisões para aplicação e desenvolvimento do projeto objeto do encontro.

A participação ativa dos alunos do curso de História foi de extrema importância dada a temática principal das discussões do encontro:  a origem/história dos bonecos gigantes de Belém do São Francisco. Os alunos  contribuirão com pesquisas para contar essa história que faz parte da identidade cultural do povo belemita.  As pesquisas serão coordenadas pelo NEAC – Núcleo de Extensão e Apoio à Comunidade, órgão  vinculado à ABCDE/CESVASF,  coordenado pela professora Rosimary Tores Alves.  As pesquisas serão serão orientadas pela professora e historiadora Iolanda Balbino.

O evento teve como palestrantes Maria Regina Santana, Gestora do SEBRAE Petrolina e Robsa Jacó, consultora da Rede DET/SEBRAE e contou com a participação do segmento governo municipal, através do seu secretariado, segmento empresarial e CDL – Câmara de Diretores Lojistas, Câmara de Vereadores, representantes da Igreja Católica e os universitários da ABCDE/CESVASF.

Os próximos encontros serão divulgados com antecedência para que mais pessoas da comunidade acadêmica possam participar e levar sua contribuição para o crescimento do nosso município.

Manoel Heleno Cruz
Coordenador de ADM

2017

CURSO DE BACHARELADO DO CESVASF PARTICIPOU DO II ENCONTRO DA REDE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO TERRITORIAL-DET TERRITÓRIO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO – PE

RELATÓRIO DA SEGUNDA REUNIÃO DA REDE DE COOPERAÇÃO PÚBLICO PRIVADA DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO/PE  REALIZADA NO DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2017.

DATA E HORÁRIO: 16 de novembro de 2017. Das 19;00 às 22;00 h. Local:

Auditório do Edifício Empresarial Casa & CIA, Móveis e Eletrodomésticos

ABERTURA: SEBRAE U.N. Petrolina, representado pela Consultora de Políticas Públicas, a Srª Robssa Janealem Jacó Cirilo .  Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco, representada pelo Secretário Executivo de Tributos – Manoel Heleno Cruz.

INSTRUTORA/MEDIADORA:

Robssa Janealem Jacó Cirilo – Consultora de Políticas Públicas do Sebrae/PE.

ORDEM DO DIA: Realização de oficina para discutir o desenvolvimento econômico do município.

PARTICIPANTES DA OFICINA: As representações das lideranças locais foram mobilizadas pelos Agentes de Desenvolvimento e pelo CDL – Local, levando-se em consideração os integrantes da Rede implantada em 2016. A estes foram acrescentadas novas representações institucionais e se encontram destacadas no quadro a seguir:

QUADRO DOS PARTICIPANTES DO SEMINARIO E OFICINA: REDE AVANÇA BELÉM DO SÃO FRANCISCO

NOME COMPLETO ENTIDADE TELEFONE E-MAIL
01 Flávia de Freitas cunha CRAS-Prefeitura 87  9 9957-9992  
02 Tereza Cristina Lima pereira AD – Prefeitura 87 99655-9232  
03 Alexandro Gomes Brandão CDL 87 3876-1625 financeiro@grupocasaecompanhia. com.br
04 Wiliane Maria da Silva Prefeitura 87 9 9934-3811  
05 Islanilton dos Santos Silva Comércio/Empresário   islaniltondosantossilva@yahoo.com
06 Manoel Heleno Cruz Sec Tributos 87 99631-6449 heleno.cruz@hotmail.com
07 Wilson Lopes Roriz Sec. Interior 87 99824-1267 wilsonroriz@hotmail.com
08 Josinaldo José da Silva AD 87 00633-4813 Josinaldo.pt@hotmail.com
09 Sandra Soraia Barbosa pereira Sec.  Educação. 87 99908-3942 ssoraia_@hotmail.com
10 Maria Dinora Aquino de Carvalho Igreja Católica 81 99619-9541 mdinoracarvalho@gmail.com
11 Andrea Sheila Lima Pereira Campos      
12 Rolania Rodrigues da Silva Coord, da Mulher   rodriguescamilinha@hotmail.com
13 Nikaela Torres da Silva CESVASF 87 981441-165 nikaeletorres2018@gmail.com1
14 Bruno Klebson de Lima Santos CESVASF 87 99620-7617  
  Luis Eduardo Santana Guimarães CESVASF 87 99810-1446  
  Matheus Lucas e Silva CESVASF 87 99629-6135  
  Edmundo Gomes de Souza Filho CDL 87 99991-8116  
  Antonielson dos Santos Monteiro CESVASF    
  Denilson de Sá CESVASF 87 99821-3109 dnilson.sa@hotmail.com
  Weverton Alexandre Fonseca de Lima CESVASF 87 99971-4912 weverton274182@gmail.com
  Alexia Lara da Silva CESVASF 87 99676-3207 alexialarasilva1999@gmail.com
  Willians do nascimento CESVASF   williansnascimento97@autlook.com
  Jozineide Maria Torres Sec. Educação 87 99202-0818 jozitorres@hotmail.com
  Maria Josimere Soares Sec. Educação 87 99961-4356 profjosimeresoares1@hotmail.com
  Rosiane Maria dos Santos Sec. Educação 87 99904-5072 rosianeaprigio@hotmail.com
  Islanilton dos Santos Silva CESVASF 87 99919-4123 islaniltondosantossilva@yahoo.com
  Roseli Ner de Santana Barbosa CESVASF 87 99951-7035 roselynery2017@outlook.com

DELIBERAÇÕES:

Considerando a renovação do público alvo, foi necessário reapresentar o conteúdo já tratado no primeiro encontro da Rede de Cooperação AVANÇA BELÉM.

O Secretário Manoel  Heleno Cruz, fez a abertura do evento, dando às boas vindas aos participantes. A consultora Robssa Jacó, logo em seguida foi convidada discorrer sobre a  importância do trabalho em Redes de Cooperação Publico Privada para a promoção do Desenvolvimento Local Sustentável. A reunião prosseguiu com uma reflexão sobre o Desenvolvimento Econômico X Crescimento Econômico, adotando a metodologia da exposição dialogada. Apresentou-se o Diagnóstico Econômico do Município de Belém do São Francisco, elaborado em 2016 e revisado em 2017, pela rede denominada AVANÇA BELÉM.

Durante a reflexão, os participantes demonstraram preocupação com a passividade e demonstração de pouco interesse por parte da população Belemita nas questões das políticas de desenvolvimento. A ausência das representações das lideranças locais foi motivo de indignação por parte dos parceiros e mobilizadores do evento (Agente de Desenvolvimento Local, Teresa Cristina Lima Pereira e o Empresário Alexandro Gomes Brandão, Presidente do CDL Belém), cuja expectativa era de uma grande representação.

Durante as discussões acerca do lento processo de desenvolvimento local, a Consultora Robssa Jacó, fez uma observação que levantou grande expectativa nos participantes:  “Será que Belém do São Francisco já se deu conta  de que possui um tesouro, uma jóia rara em mãos para lapidar e trabalhar fortemente o empreendedorismo social e cultural? Refiro-me à história dos bonecos gigantes de Belém do São Francisco? Por que não se pensar em potencializar esse traço da cultura local, que é peculiar ao município de Belém do São Francisco, conferindo-lhe vantagens comparativas e competitivas para se desenvolver projetos de atração turística? Quem está disposto a pensar sobre isto? .” Desafio lançado!

Os participantes ficaram motivados com temática.  Edmundo Gomes de Souza Filho, enfatizou a necessidade de maior valorização da imagem dos bonecos gigantes, Vitalina e Zé Pereira, como identidade cultural do povo belemita, sugerindo a criação de uma logomarca para a  Rede Avança Belém, contemplando as imagens dos personagens. Os estudantes Universitários do Curso de Administração do CESVASF foram desafiados a produzirem a logomarca, através de um concurso de arte, cujo vencedor, será premiado pela empresa Casa & CIA, Móveis e Eletrodomésticos, de propriedade de Alexandro Gomes Brandão, com a quantia de R$ 1.000,00 (mil Reais).

A Consultora Robssa Jacó sugeriu, à rede de Cooperação Público Privada – Avança Belém,  a elaboração de um projeto de aquisição de uma Memorial do Bonecos Gigantes de Belém do São Francisco. A ideia foi acolhida por todos, e ficando pactuado o próximo encontro da Rede de Cooperação Público Privada – Avança Belém, para a semana seguinte, na próxima terça-feira dia 21/11/2017. Ficando as responsabilidades distribuídas da seguinte maneira:

Robssa Jacó – Elaborar um pré-projeto do Memorial dos Bonecos Gigantes;

Alexandro Brandão- Contactar o Sebrae e convidar os empresários locais;

Manoel Heleno Cruz – Mobilizar a gestão pública e os representantes do curso de História da CESVASF;

Tereza Cristina Lima Pereira – AD – Convidar as demais lideranças locais.

Estudantes do Curso de Administração – Convidar outros colegas a participar do concurso de logomarca e se fazerem presente à próxima reunião.

Não havendo mais nada a tratar, a reunião foi encerrada, e para constar, eu Robssa Jaco elaborei o presente relatório, que receberá minha assinatura e será encaminhado para todos os presentes.

Belém do São Francisco, 16 de novembro de 2017.

PAINEL FOTOGRÁFICO DO SEMINÁRIO E OFICINA DA REDE AVANÇA BELÉM DO SÃO FRANCISCO

2017

ADM EM FOCO

TURMAS  DE ADMINISTRAÇÃO 2017

2017