Bacharelado em Administração

Imprimir

 

Sobre o curso

CONCEPÇÃO DO CURSO

O curso de Bacharelado em Administração do CESVASF – Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco tem como objetivo geral formar profissionais éticos, criativos, inovadores, com visão holística   e aptos para a construção e implementação de estratégias no campo da Administração, desenvolver táticas administrativas de gestão, voltadas à viabilidade, sustentabilidade e a eficiência das organizações públicas e privadas a partir  do desenvolvimento de habilidade e de novos modelos de gestão e liderança compatíveis com os atuais cenários de mercado interno e externo.

PERFIL DO EGRESSO

Profissional apto a compreender as questões científicas , técnicas, culturais e econômicas da administração de empresas engajado com a assimilação de novas informações, para desenvolver gerenciamento qualitativo e, secundariamente, capaz de aplicar princípios de eficiência também na administração e na gestão pública com consciência da legalidade e do ethos público.

 

EIXO DE FORMAÇÃO

Conteúdos de Formação Básica

Relacionados com os estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como os relacionados com as tecnologias da comunicação e da informação e das ciências jurídicas.

Conteúdos de Formação Profissional

Relacionados com as áreas específicas, envolvendo teorias da administração e das organizações e a administração de recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logísticas, financeira e orçamentária, sistemas de informação, planejamento estratégico e serviços.

Conteúdos de Estudos Quantitativos e Suas Tecnologias

Abrangendo pesquisa operacional, teoria dos jogos, modelos matemáticos e estatísticos e aplicação de tecnologia que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à administração.

Conteúdos de Formação Complementar

Estudos operacionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando.

 

Duração do Curso

- 8 períodos

- Tempo mínimo de integralização: 4 anos

- Carga horária: 3.000(três mil) horas

- Regime Acadêmico: semestral por disciplina

- Modalidade: presencial

- Turno: noturno

Campo de Atuação

Segundo o CFA – Conselho Federal de Administração, o bacharel em administração atua nas seguintes áreas específicas da Administração: Administração Financeira, Administração de Material, Administração Mercadológica/Marketing, Administração da Produção, Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos, Relações Industriais e demais campos relacionados à Administração.

A proposta do curso de Bacharelado em Administração do CESVASF abrange, ainda, de forma secundaria, competências para a administração pública, pretendendo-se que a formação possa preparar egressos para:

I – Reconhecer, definir e analisar problemas de interesse público relativos às organizações e às políticas públicas;

II – desenvolver consciência  quanto às implicações éticas do exercício da profissão, em especial a compreensão do ethos republicano e democrático, indispensável a sua atuação;

III – estar preparado para participar, em diferentes graus de complexidade, do processo da tomada de decisão e da formulação de políticas, programas, planos e projetos públicos e para desenvolver avaliações, análises e reflexões críticas sobre a área pública;

IV – expressar-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e socioculturais, desenvolvendo expressão e comunicação adequadas aos processos de negociação  e as comunicações interinstitucionais.

Competências e Habilidades do Profissional de Administração

 Conforme as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Bacharelado em Administração, são competências e habilidades a serem perseguidas na formação em Administração:

I – reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;

II – desenvolver expressões e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

III – refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

IV – desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas elações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

V – ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

VI – desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

 

Coordenação

Guilher coodeGuilherme Magalhães Amorim- Especialista

http://lattes.cnpq.br/4491728762711663

   Tem graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - Focca - Faculdade de Olinda (2006),Pós Graduado em Logística empresarial pela FIR (Faculdade Estácio de Sá),capacitado pelo SENAC em logística e distribuição e pela Fiepe em logística de transporte internacional. Fui professor auxiliar da Universidade de Pernambuco desde de 2011,lecionei as cadeiras de administração de materiais e administração de produção como convidado e em 2012 lecionei as cadeiras de:administração de materiais e de produção como contrato, no segundo semestre lecionei as de:logística,teoria geral da administração e organização sistema e métodos, lecionei as matérias de administração mercadológica e composto promocional, no segundo semestre, lecionei as cadeiras de: empreendedorismo, administração de vendas, projeto experimental e seminário de comercio exterior, até 2017.

Fui tutor de ensino a distância no curso de administração da Universidade Norte do Paraná com duas turmas de administração de empresas. Professor na área de gestão (auxiliar de operações logística e auxiliar administrativo em 2011 e lecionei o curso de auxiliar administrativo e assistente em operações de logística pelo SENAC, lecionei no tecnólogo de logística, nas disciplina de, evolução da logística, armazenagem e planejamento de transportes e consultor logístico,membro da anelog (associação nordestina de logística) .

Atualmente Leciono na CESVASF em Belém do São Francisco, no curso de administração de empresas e na Fachusc,em Salgueiro,leciono,na cadeira de comunicação empresarial. Tem experiência em Administração e Logística. (Texto informado pelo autor).

 

 

Corpo docente 

PROFESSOR TITULAÇÃO
Amalia Xavier Rezende Mestranda
Guilherme Magalhães Amorim Especialista
Gyselle Lopes Figueroa Especialista
Inaldo Moreno de Souza Mestrando
Ivison Guilherme Teixeira Barbosa Especialista
Raylan Souza do Nascimento Especialista
Robson Franklin de Aguiar Couto Mestrando
Rosa Maria da Silva Especialista
Manoel Heleno da Cruz Mestre

Matriz 

- MATRIZ CURRICULAR 2017.1