Bacharelado em Administração

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Sobre o curso

CONCEPÇÃO DO CURSO

O curso de Bacharelado em Administração do CESVASF – Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco tem como objetivo geral formar profissionais éticos, criativos, inovadores, com visão holística   e aptos para a construção e implementação de estratégias no campo da Administração, desenvolver táticas administrativas de gestão, voltadas à viabilidade, sustentabilidade e a eficiência das organizações públicas e privadas a partir  do desenvolvimento de habilidade e de novos modelos de gestão e liderança compatíveis com os atuais cenários de mercado interno e externo.

PERFIL DO EGRESSO

Profissional apto a compreender as questões científicas , técnicas, culturais e econômicas da administração de empresas engajado com a assimilação de novas informações, para desenvolver gerenciamento qualitativo e, secundariamente, capaz de aplicar princípios de eficiência também na administração e na gestão pública com consciência da legalidade e do ethos público.

 

EIXO DE FORMAÇÃO

Conteúdos de Formação Básica

Relacionados com os estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como os relacionados com as tecnologias da comunicação e da informação e das ciências jurídicas.

Conteúdos de Formação Profissional

Relacionados com as áreas específicas, envolvendo teorias da administração e das organizações e a administração de recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logísticas, financeira e orçamentária, sistemas de informação, planejamento estratégico e serviços.

Conteúdos de Estudos Quantitativos e Suas Tecnologias

Abrangendo pesquisa operacional, teoria dos jogos, modelos matemáticos e estatísticos e aplicação de tecnologia que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à administração.

Conteúdos de Formação Complementar

Estudos operacionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando.

Campo de Atuação

Segundo o CFA – Conselho Federal de Administração, o bacharel em administração atua nas seguintes áreas específicas da Administração: Administração Financeira, Administração de Material, Administração Mercadológica/Marketing, Administração da Produção, Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos, Relações Industriais e demais campos relacionados à Administração.

A proposta do curso de Bacharelado em Administração do CESVASF abrange, ainda, de forma secundaria, competências para a administração pública, pretendendo-se que a formação possa preparar egressos para:

I – Reconhecer, definir e analisar problemas de interesse público relativos às organizações e às políticas públicas;

II – desenvolver consciência  quanto às implicações éticas do exercício da profissão, em especial a compreensão do ethos republicano e democrático, indispensável a sua atuação;

III – estar preparado para participar, em diferentes graus de complexidade, do processo da tomada de decisão e da formulação de políticas, programas, planos e projetos públicos e para desenvolver avaliações, análises e reflexões críticas sobre a área pública;

IV – expressar-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e socioculturais, desenvolvendo expressão e comunicação adequadas aos processos de negociação  e as comunicações interinstitucionais.

Competências e Habilidades do Profissional de Administração

 Conforme as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Bacharelado em Administração, são competências e habilidades a serem perseguidas na formação em Administração:

I – reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;

II – desenvolver expressões e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

III – refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

IV – desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas elações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

V – ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

VI – desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

Coordenação

Corpo docente 

 - João Jamerson Lopes Cordeiro (Especialização em Educação Matemática - CESVASF)

 - Rosa Maria da Silva (Especialista em Literatura e Lingua Portuguesa) 

 - Anderson Mendonça (Mestre em Geografia)

 - Guilherme Magalhães Amorim (Especialização em Logística)

 - Eliel Augusto Souza Santos (Bacharelado em Direito e Especialização em Educação Matemática - CESVASF)

 - Girlânio Vidal (Mestre em Empreendedorismo)

 - Manoel Heleno Crus (Especialista em Linguas Estrangeiras e Mercado Financeiro)

 - Daniela Novascosque (Bacharelado em Direito e Especialista em História)

 - Cassio Souza Santos (Graduação em Contabilidade)

Matriz 

- MATRIZ CURRICULAR 2017.1

Duração do Curso

- 8 períodos

- Tempo mínimo de integralização: 4 anos

- Carga horária: 3.000(três mil) horas

- Regime Acadêmico: semestral por disciplina

- Modalidade: presencial

- Turno: noturno