Licenciatura em Ciências Biológicas

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Sobre o Curso

CONCEPÇÃO DE CURSO

A proposta de curso foi construída, visando atender à necessidade regional de professores de Biologia para atuar na Educação Básica. Este projeto foi concebido, principalmente, de acordo com as normas e referências de abrangência nacional para a formação do docente de Biologia.

          O curso contempla a formação teórica e de caráter generalista, que visa ao  conhecimento da biodiversidade em escala universal, e  da organização e do funcionamento dessa diversidade em diferentes níveis: filogenia, evolução, distribuição e relações com o meio ambiente.

       Também está, fortemente, contemplada a formação profissional regionalizada, focada nas demandas regionais, dentre as quais destacamos: a escassez de estudos sobre a fauna e a flora da Caatinga e do Semi-árido e sobre os ecossistemas dessas regiões.

       Finalmente, como não poderia deixar de ser, está amplamente presente, na concepção deste curso, a preparação pedagógica, pautada numa perspectiva de construção da cidadania e de difusão dos valores humanos, através de um ensino crítico e reflexivo.

Perfil do Egresso

         A concepção de curso adotada sinaliza o perfil de egresso almejado para este curso. O CESVASF deseja e propõe-se a formar um professor de Biologia com o seguinte perfil:

Profissional conhecedor das teorias e das generalidades da Biologia, com espírito crítico, investigativo e inovador, sobretudo, quanto às questões regionais relativas à biodiversidade, às políticas de saúde e ao meio ambiente e sua gestão; e educador comprometido com os valores humanísticos e com a construção da cidadania.

Competências e Habilidades

Assim, deseja-se que o docente das Ciências Biológicas formado pelo CESVASF saiba:

a) pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;

b) reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;

c) atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;

d) portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental;

e) entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;

f) estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;

g) utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;

h) desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;

i) orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;

j) atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua mudança do mundo produtivo;

k) avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;

l) comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.

m) ser capaz de intervir, como educador, no processo do ensino aprendizagem de seus alunos, atuando como facilitador na construção do conhecimento;

n) articular o conhecimento da biologia às necessidades regionais e, sobretudo, produzir estudos sobre a fauna e a flora da caatinga e do semi-árido e os seus ecossistemas;

o) ter consciência do seu papel na formação de cidadãos críticos e ser capaz de analisar a realidade, contextualizando nela sua atividade educativa.

Coordenação

Msc. Diego Augusto Oliveira Dourado

Doutorando no Programa de pós-graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde - UFRGS. Possui mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2012), MBA em Gestão Ambiental com ênfase em Auditoria pela Universidade Castelo Branco – UCB (2008) e Graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Biologia pela UNEB (2008). Atualmente é professor e coordenador do curso de Ciências Biológicas do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF. Foi coordenador de área do Pibid/Biologia/CESVASF de 2013-2018. Atua em várias áreas de pesquisa como: Botânica, Meio ambiente e educação. Coordena projetos de arte e educação em parceria com o Núcleo de Extensão e Apoio a comunidade (NEAC/CESVASF), com temáticas relacionadas à Metodologias do ensino de Ciências Naturais e Biologia.

Corpo Docente

Msc. Augusto Ferraz da Silva Rosa

Esp. Alberto Damasceno de Albuquerque

Dra. Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel de Almeida

Msc. Diego Augusto Oliveira Dourado

Msc. Diorminda de Lima Ferraz

Msc. Eveline Soares Menezes

Esp. Francisco de Assis Martins Júnior

Msc. Geyza Kelly Alves Vieira

Esp. Inaldo Moreno de Sousa 

Esp. Joseane Pires dos Santos

Esp. Isa Maria Belfort Caribé

Msc. Jackson de Menezes Barbosa

Esp. Marineide Alice de Souza e Silva

Msc. Paula Hemília de Souza Nunes

Esp. Rosimary Torres Alves

Dra. Tatiane Gomes Calaça Menezes

Matriz Vivenciada em 2012/2013/2014/2015.1

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Matriz Vivenciada Apartir de 2015.2

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