Licenciatura em Geografia


Histórico do Curso de Geografia do Cesvasf

A história do curso de Geografia do CESVASF confunde-se com a própria história desta IES. Em 11 de outubro de 1971, a Lei Municipal nº 32 – instituiu a FAFORBE – Faculdade de Formação de Professores de 1º Grau de Belém do São Francisco, iniciando, assim, um longo percurso para a oferta de ensino superior na região. A Lei Municipal nº 04 de 13 de novembro de 1975 criou a Autarquia Municipal e a Faculdade de Formação de Professores de 1º Grau de Belém do São Francisco, que viabilizou a implantação dos cursos superiores de formação de professores.
Assim, em 1976 foi realizado o primeiro vestibular para Licenciatura Curta em Letras e em Estudos Sociais.
Esses cursos foram plenificados, em 04 de setembro de 1984, através de Portaria Ministerial nº 377, publicada no Diário oficial da União, em 13 de setembro de 1984. Naquele mesmo ano, a instituição mantenedora passou a ser denominada Autarquia Belemita de Cultura, Desportos e Educação - ABCDE e a mantida Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF.
Em 1985, a Portaria n° 222 do Ministério da Educação desmembrou o Curso de Estudos Sociais do CESVASF em Licenciatura Plena em História e Licenciatura Plena em Geografia. Ao tornar-se Licenciatura Plena, a matriz curricular do curso de Geografia foi elaborada.
O reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Geografia ocorreu, após visita in loco de comissão do MEC, através da Portaria n° 50, em 15 de janeiro de 1991, que foi publicada dois depois no Diário Oficial da União.
Atuando na região do Vale do São Francisco e do seu entorno, a implantação do Curso de Licenciatura Plena em Geografia vem atendendo a demanda de formação de professores de Geografia para o ensino fundamental II e ensino médio, das redes de ensino público e particular dos municípios deste Território que abrange os Estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia.
Em decorrência do próprio processo de implantação e da necessidade de se adequar o curso às novas exigências da sociedade, em 2003 o Curso de Geografia realizou várias discussões que levaram a reestruturação do curso, tornando-o mais atualizado e condizente a compreensão indissociável e dinâmica das múltiplas interações entre sociedade e a natureza. Nesse sentido, reformulou sua proposta pedagógica com as necessidades da região e com as exigências propostas para a formação do professor de geografia, implementando o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

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