Licenciatura em História

Imprimir
 

Sobre o curso

Os curso de graduação em História tem duração de 4 anos  e apresenta uma matriz curricular que se propõe a discutir a história e a cultura dos povos. Exige do graduando um exercício crítico das questões político-sociais no Brasil e no mundo, além de ser capaz de compreender os símbolos e significados que o mundo da cultura se apresentou no passado e que continua se ressignificando no presente, em tempos do multiculturalismo.

Mercado de Trabalho

Nos últimos dez anos, a profissão do(a) historiador(a) na sociedade brasileira vem se valorizando ao acompanhar as crescentes políticas públicas de preservação e valorização do patrimônio histórico cultural.  Associados a essas políticas, o reconhecimento do papel dos(as) historiadores(as) está na formação de cidadãos e cidadãs conscientes de suas historicidades, como também por serem responsáveis, por exemplo, nos processos de tombamento; criações de espaços turísticos com motivações históricas; consultoria de produções artísticas que prezam pela fidelidade histórica em filmes, novelas, documentários, peças de teatro; e na organização de acervos de instituições públicas e privadas.

Áreas de Atuação:

o    lecionar no ensino fundamental, médio e superior.

o   analisar e interpretar documentos originais como cartas, telegramas, diários, jornais, fotografias, gravações, objetos, arquivos;

o   fazer o levantamento e organização de acervos;

o   fazer entrevistas e organizar informações;

o   escrever e publicar teses, artigos, livros, revistas e catálogos; ;

o   organizar exposições históricas e eventos comemorativos em museus, sítios históricos, bibliotecas e arquivos públicos, empresas privadas;

o   organizar seminários e ciclos de debates;

o   assessorar empresas de turismo na elaboração de roteiros de viagens;

o   assessorar escritores, roteiristas e autores de produções culturais na criação de seus projetos;

o   atuar como produtor de arte, contratado por emissoras de televisão para ambientar personagens, orientar figurino, decoração de interiores, e cenários externos de acordo com o estilo da época em que se desenvolve a trama.

Coordenação

IMG 20190220 130511 0 2

Profa Ma Geyza Kelly Alves Vieira

Possui mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). É professora e coordenadora do Curso de História do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco. Atuou na coordenação de área do PIBID/ História entre 2014 a 2017. Atualmente é coordenadora institucional do Programa de Residência Pedagógico CAPES/ CESVASF. Sua produção científica se relaciona, principalmente, a História e Cultura Indígena e Afro-brasileira, Prática do Ensino da História e História e Memória.

Corpo docente

MSC. Geyza Kelly Alves Vieira

Msc. Marcos Antonio Alves de Vasconcelos

Msc. Pablo Michel Cândido Alves Magalhães

Esp. Joseane Pires dos Santos

Esp. Marcos Silva dos Santos Tuxá

Esp. Maria Aparecida Sá Araújo

Esp. Isa Maria Belfort Caribé

Esp. Marineide Alice  de Souza Silva

Esp. Rosimary Torres Alves

Esp. Maria Silvania de Melo e Silva

Grande curricular

-