Bacharelado em Administração

 

Sobre o curso

CONCEPÇÃO DO CURSO

O curso de Bacharelado em Administração do CESVASF – Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco tem como objetivo geral formar profissionais éticos, criativos, inovadores, com visão holística   e aptos para a construção e implementação de estratégias no campo da Administração, desenvolver táticas administrativas de gestão, voltadas à viabilidade, sustentabilidade e a eficiência das organizações públicas e privadas a partir  do desenvolvimento de habilidade e de novos modelos de gestão e liderança compatíveis com os atuais cenários de mercado interno e externo.

PERFIL DO EGRESSO

Profissional apto a compreender as questões científicas , técnicas, culturais e econômicas da administração de empresas engajado com a assimilação de novas informações, para desenvolver gerenciamento qualitativo e, secundariamente, capaz de aplicar princípios de eficiência também na administração e na gestão pública com consciência da legalidade e do ethos público.

 

EIXO DE FORMAÇÃO

Conteúdos de Formação Básica

Relacionados com os estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como os relacionados com as tecnologias da comunicação e da informação e das ciências jurídicas.

Conteúdos de Formação Profissional

Relacionados com as áreas específicas, envolvendo teorias da administração e das organizações e a administração de recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logísticas, financeira e orçamentária, sistemas de informação, planejamento estratégico e serviços.

Conteúdos de Estudos Quantitativos e Suas Tecnologias

Abrangendo pesquisa operacional, teoria dos jogos, modelos matemáticos e estatísticos e aplicação de tecnologia que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à administração.

Conteúdos de Formação Complementar

Estudos operacionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando.

Bacharelado em Farmácia

PERFIL

O Curso de Graduação em Farmácia possibilita a formação de profissionais que atuam no processo saúde-doença, bem como na preparação para a pesquisa científica, orientando a formação profissional para o comprometimento com a saúde pública, a ética, o exercício da cidadania e o desenvolvimento social.

O Curso oferece uma formação baseada em valores éticos e humanísticos, técnicos e científicos mediante um ensino teórico-prático e estímulo à pesquisa e à extensão superando o enfoque de uma formação tradicional voltada apenas para a transmissão do conhecimento com um fim em si mesmo.

O perfil do egresso habilita o Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde com sólidas bases no rigor científico e intelectual.

O egresso será capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises: clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Sobre o curso

O QUE O PROFISSIONAL DE FARMÁCIA PODE FAZER?

- Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;

- Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;

- Atuar multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;

- Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

- Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;

- Desenvolver assistência farmacêutica individual e coletiva;

- Atuar na pesquisa, desenvolvimento, seleção, manipulação, produção, armazenamento e controle de qualidade de insumos, fármacos, sintéticos, recombinantes e naturais, medicamentos, cosméticos, saneantes e domissaneantes e correlatos;

- Atuar em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional e de aprovação, registro e controle de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes e correlatos;

- Atuar na avaliação toxicológica de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes, correlatos e alimentos;

- Realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;

- Realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;

- Avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outros interferentes em exames laboratoriais;

- Avaliar as interações medicamento/medicamento e alimento/medicamento;

- Exercer a farmacoepidemiologia;

- Exercer a dispensação e administração de nutracêuticos e de alimentos de uso enteral e parenteral;

- Atuar no desenvolvimento e operação de sistemas de informação farmacológica e toxicológica para pacientes, equipes de saúde, instituições e comunidades;

- Interpretar e avaliar prescrições;

- Atuar na dispensação de medicamentos e correlatos;

- Participar na formulação das políticas de medicamentos e de assistência farmacêutica;

- Formular e produzir medicamentos e cosméticos em qualquer escala;

- Atuar na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos, em todos os níveis do sistema de saúde, tanto no âmbito do setor público como do privado;

- Desenvolver atividades de garantia da qualidade de medicamentos, cosméticos, processos e serviços onde atue o farmacêutico;

- Realizar, interpretar, avaliar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises de alimentos, de nutracêuticos, de alimentos de uso enteral e parenteral, suplementos alimentares, desde a obtenção das matérias primas até o consumo;

- Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;

- Realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;

- Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;

- Exercer atenção farmacêutica individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas;

- Gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;

- Atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos.


Grade Curricular

GRADUAÇÃO

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BLOGS

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Licenciatura em Pedagogia

 

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Características

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Sobre o curso

Curso: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

Modalidade: Presencial

Integralização: Art. 5º da RESOLUÇÃO CEE/PE Nº 01, DE 12 DE ABRIL DE 2004

Mínima: 8 semestres – 04 (quatro) anos

Máxima: 12 semestres - 06 (seis) anos

Turno: Noturno

Número de vagas: 120 (cento e vinte) vagas anuais

Coordenadora: Adriano Sobral da Silva

Carga Horária do Curso: 3.295 horas

Título Acadêmico: Diploma de Curso Superior em Licenciatura em Pedagogia

O Curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. 

Além de compreender a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, o profissional da área de pedagogia assumirá atividades de planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor de educação e de projetos e experiências educativas não escolares; e de produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares (artigo 4º da Resolução CNE, n° 1/2006).

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