Análises Clínicas

Imprimir

 

I Módulo: Bioquímica Clínica

Prof. Dr. Tiago Ferreira da Silva Araújo

II Módulo: Citologia Oncótica

Prof. Esp. Ruan Carlos Gomes da Silva

III Módulo: Bioética

Profa. Dra. Cecília Castelo Branco

IV Módulo: Biologia Molecular Aplicada ao Laboratório de Análises Clínicas

Profa. Dra. Mariele Porto Carneiro Leão

V Módulo: Micologia Clínica

Professora Dra. Luciana Gonçalves

 

OBJETIVOS DO CURSO

OBJETIVO GERAL

Aprofundar conhecimentos de profissionais na área de saúde, de forma a ampliar a formação crítica e participativa no processo de transformação dos serviços de saúde.

ESPECÍFICOS

CARGA HORÁRIA TOTAL – 620 HORAS

 

COORDENAÇÃO

 Professora Dra Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel de Almeida

PROCESSO SELETIVO

 Poderão inscrever-se para o Curso de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas aqueles que apresentarem:

  1. Diploma de Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem e Medicina.de instituição legalmente reconhecida, com histórico escolar;
  2. Curriculum Vitae comprovado;
  3. Texto descritivo de suas razões para realizar o curso;
  4. Duas fotografias 3/4;
  5. Pagamento da taxa de inscrição.

MATRIZ CURRICULAR

DISCIPLINA

CH

Imunologia/Virologia Clínica

45

Bioquímica Clínica

45

Citologia Oncótica

45

Micologia Clínica

45

Biologia Molecular Aplicada ao Lab. Anál. Clínicas

45

Biossegurança e Laboratório de Análises Clínicas

30

Microbiologia Clínica

45

Metodologia da Pesquisa Científica

30

Bioética

15

LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais

15

Hematologia Clínica

45

Parasitologia Clínica

45

Análise Laboratorial dos Líquidos Biológicos

45

EMENTAS

DISCIPLINA: BIOSSEGURANÇA E LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

Ementa: Apresentar ao aluno os princípios da biossegurança e dar condições para que os riscos sejam identificados e prevenidos no âmbito do exercício profissional. Apresentar nas Normas Regulamentadoras sobre a segurança do trabalhador em saúde. Fornecer dados sobre segurança em Laboratórios de ensino e pesquisa e avaliar os riscos ao meio ambiente.

DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÃO EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

Ementa: Conceitos em Gestão de Qualidade no Laboratório de Análises Clínicas. Controle de qualidade interno e externo. Conceitos de precisão e exatidão. Mapas de controle e limites estatísticos. Uso e preparo de amostras para controle de qualidade. Erros no laboratório: administrativos, da amostra e analíticos. Controle de qualidade de insumos. Controle de qualidade de equipamentos. Controle de qualidade em bioquímica clínica, citologia clínica, hematologia clínica, imunologia clínica, micologia clínica, microbiologia clínica, parasitologia clínica e urinálise. Gestão de informações, recursos humanos e de resíduos no laboratório clínico.

DISCIPLINA: HEMATOLOGIA CLÍNICA

Ementa: Hematologia: conceito e campo de estudo. Elementos figurados do sangue: morfologia e noções de fisiologia. Eritrogenese normal. Fisiologia do eritrócito. Anemias ferroprivas, anemias sideroblásticas. Anemias megaloblásticas. Anemias hemolíticas hereditárias: defeito de membrana, defeito enzimático. Hemoglobinas variantes e talassemias. Anemias aplásticas, deseritropoiéticas esecundárias. Plaquetogênese normal. Fisiologia da plaqueta. Leucogênese normal. Série leucocitária: os granulócitos neutrófilos: fisiologia. Valores normais. Alterações reacionais. Série leucocitária: os granulócitos eosinófilos e basófilos: fisiologia. Valores normais. Alterações reacionais. Série leucocitária: os monócitos e linfócitos: fisiologia. Valores normais. Alterações reacionais. Série leucocitária: leucograma normal e nos processos inflamatórios em particular nos infecciosos. Série leucocitária: alterações morfológicas congênitas. Patologia do leucócito: leucemias e doenças relacionadas. Conceito. Generalidades. Classificação. Patologia do leucócito: leucemias e doenças relacionadas. Diagnóstico laboratorial. Automação em hematologia. Sistema sanguíneo ABO e subgrupos. Sistema RhHr. Outros sistemas sanguíneos. Reação antígenoanticorpo. Anticorpos irregulares. Teste de antiglobulina direta. Pesquisa de Anticorpos irregulares. Doença Hemolítica do RecémNascido. Banco de Sangue: introdução, componentes derivados do sangue total e aplicações. Reações transfusionais. Provas cruzadas.

DISCIPLINA: BIOQUÍMICA CLÍNICA

Ementa: Objetivos da Bioquímica Clínica. Sangue. Características. Composição. Funções. Etapas e mecanismos da hemostasia. Lipídeos e Lipoproteínas: Aspectos metabólicos, interesse clínicolaboratorial. Exploração funcional exócrina e endócrina do pâncreas. Controle Hormonal dos Níveis Glicêmicos. Diabetes mellitus alterações metabólicas. Classificação e diagnóstico laboratorial do diabetes. Função renal. Hormônios hipotalâmicos, adenohipofisanos, do sistema reprodutor e tiroidianos. Estrutura, biosíntese e funções. Aspectos bioquímicos de exsudatos, transudatos e líquido cefalorraquiadiano.

DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA/IMUNOLOGIA CLÍNICA

Ementa: Conhecimento da microbiologia aplicada ao diagnóstico laboratorial. Isolamento, identificação e Caracterização etiológica de microorganismos patogênicos para os seres humanos. Caracterização das células envolvidas na resposta imune e suas interações, a busca de compreensão dos conhecimentos sobre especificidade, tolerância e memória imunológica, estabelecimentos de relações entre a imunidade inata e adquirida, descrição dos mecanismos efetores contra os diferentes Parasitas, vírus, bactérias e tumores e o escape dos mesmos; fundamentação do conhecimento das reações antígeno-anticorpo e sua aplicabilidade nos diferentes diagnósticos clínicos e no monitoramento de doenças e interpretação clínica dos mesmos. Esclarecimento sobre as doenças Relacionadas ao sistema imune (alergias, imunodeficiências e auto-imunes), imunoprofilaxia e manipulação do sistema imune. Teóricos das reações antígeno-anticorpo. Estudo teórico-prático dos ensaios de imunodifusão, imunoenzimáticos, físico-químicos, imunohistoquímicos para detecção de antígenos, anticorpos e proteína do sistema complemento; interpretação dos padrões sorológicos obtidos nas diferentes patologias; preparo e cuidados com as amostras biológicas; anticorpos monoclonais; diagnóstico das alergias, provas de imunocompetência.

DISCIPLINA: PARASITOLOGIA CLÍNICA

Ementa: Formação técnica científica aos alunos sobre as diferentes patologias causadas por parasitas, formando profissionais capacitados a realizarem diagnóstico clínico laboratorial, visando agregar na formação deste profissional farmacêutico a competência de análise dos principais métodos usados no diagnóstico e interpretação dos dados laboratoriais associados aos quadros clínicos das doenças infecciosas e parasitárias. Estes conhecimentos facilitarão o diálogo entre o profissional farmacêutico e o paciente e outros profissionais da saúde.

DISCIPLINA: MICOLOGIA CLÍNICA

Ementa: Introdução à Micologia Médica. Aspectos gerais, classificação dos fungos. Metodologia de estudo dos fungos. Métodos diretos de diagnóstico, importância e parâmetros. Diagnóstico laboratorial das dermatomicoses saprofitárias. Diagnóstico laboratorial das dermatofitoses e dermatomicoses. Diagnóstico laboratorial das leveduroses/candidíase. Diagnóstico laboratorial da criptococose. Diagnóstico laboratorial da paracoccidioidomicose e blastomicose queloidiana. Diagnóstico laboratorial da histoplasmose e coccidioidomicose. Diagnóstico laboratorial da esporotricose e cromomicose. Diagnóstico laboratorial dos micetomas eumicóticos. Diagnóstico laboratorial da aspergilose e zigomicose. Métodos indiretos de diagnóstico, importância e parâmetros. Principais fungos relacionados à pele e anexos. Principais fungos relacionados ao globo ocular. Principais fungos relacionados à mucosa oral. Principais fungos relacionados à mucosa vaginal. Principais fungos relacionados à pacientes imunocomprometidos. Principais fungos relacionados ao trato respiratório, urinário e sistema nervoso central. Uso da biologia molecular no diagnóstico laboratorial das principais micoses. Drogas antifúngicas e seu método de avaliação.

DISCIPLINA: VIROLOGIA CLÍNICA

Ementa: Propriedades gerais dos agentes virais, replicação viral, nomenclatura e classificação dos diferentes vírus. Resposta imune às infecções virais, patogênese da infecção viral e diagnóstico laboratorial das infecções virais.

DISCIPLINA: ANÁLISE LABORATORIAL DOS LÍQUIDOS BIOLÓGICOS

Ementa: Citologia dos Líquidos Cavitários. Líquido Pleural (caracteres físicoquímicos, caracteres citológicos e interpretação). Líquido Ascítico (caracteres físicoquímicos, caracteres citológicos e interpretação). Líquido Sinovial (caracteres físicoquímicos, caracteres citológicos e interpretação). Líquido Pericárdico (caracteres físicoquímicos, caracteres citológicos e interpretação). Citologia do Líquido Cefalorraquiano (LCR) (Local e processo de formação, Funções, Noções sobre coleta do espécime clínico, Caracteres físicoquímicos, Caracteres citológicos e interpretação). Líquido Seminal (Local e processo de maturação dos espermatozóides, constituição). Espermograma (coleta do espécime clínico, caracteres físicoquímicos, exame microscópicos, avaliação da vitalidade, índices de vitalidade e interpretação). Citologia das secreções e excreções (nasal, conjuntival e escarro). Abordagem teórico-prática das técnicas de laboratório de análises clínicas, no conhecimento da urinálise, sobretudo a coleta, testes físicos, químicos e sedimentoscopia.

DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA AO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

Ementa: Estudo da célula eucariótica animal sob o ponto de vista morfo-funcional. Introdução teórico-prática das principais técnicas citoquímicas. Utilização da informática no estudo da citologia. Estrutura e função dos ácidos nucléicos, estruturas dos genomas, código genético, expressão gênica, manipulação gênica e as principais técnicas usadas e suas aplicações no diagnóstico, desenvolvimento de fármacos, DNA florence, farmacogenética e farmacogenômica.

DISCIPLINA: CITOLOGIA ONCÓTICA

Ementa: Histórico. Conceitos básicos. Citologia, histologia e anatomia do trato genital feminino, pulmão, cavidades corporais, mama, etc. Lesões e carcinomas escamosos e glandulares do trato genital feminino. Citologia pulmonar. Efusões. Métodos adjuvantes de investigação (DNA-ICM, PCR, FISH cromossomal, AgNOR, captura híbrida, etc.)

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Ementa: Introdução sobre filosofia e ciência. Tipos de conhecimento e sua estrutura. O método científico e os processos de indução, dedução e elaboração de hipóteses. Utilizando-se da linguagem científica aborda-se temas relativos a pesquisa científica, formas de comunicação oral e escrita, publicação científica. Elaboração de um projeto de pesquisa e de uma monografia segundo as normas da associação brasileira de normas técnicas.

DISCIPLINA: LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Ementa: Reflexão sobre os aspectos históricos da inclusão das pessoas surdas na sociedade em geral e na escola; a libras como língua de comunicação social em contexto de comunicação entre pessoas surdas e como segunda língua. Estrutura linguística e gramatical das libras. Especificidades da escrita do aluno surdo, na produção de texto em língua portuguesa. O intérprete e a interpretação como fator de inclusão e acesso educacional para os alunos surdos ou com baixa audição.

DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Ementa: Compreensão das bases conceituais e históricas dos Direitos Humanos, da reconstrução histórica no processo de afirmação dos Direitos Humanos na sociedade brasileira, despertando nos alunos o interesse no debate e na participação em questões afetas à cidadania e à vivência plena dos direitos e contribuindo para o desenvolvimento de responsabilização.