LICENCIATURA EM HISTÓRIA

Sobre o curso

O curso de História é uma das principais formações acadêmicas que permitem a compreensão aprofundada do passado humano e da construção das sociedades em que vivemos hoje. Através da análise crítica de documentos, registros, artefatos e outras fontes históricas, o curso busca capacitar os estudantes a compreender as relações políticas, sociais, culturais e econômicas que moldaram o mundo em que vivemos.

Ao longo da graduação, os estudantes de História aprendem a investigar e interpretar o passado com base em abordagens teóricas diversas, tais como a história econômica, social, cultural, política, entre outras. Além disso, eles são incentivados a desenvolver habilidades de pesquisa, redação e comunicação para que possam transmitir seus conhecimentos e ideias com clareza e precisão.

Duração

4 anos

Certificação conferida

Licenciatura

Mais informações sobre o curso

Ensino:

  • lecionar no ensino fundamental, médio e superior.

Consultoria e pesquisa:

  • analisar e interpretar documentos originais como cartas, telegramas, diários, jornais, fotografias, gravações, objetos, arquivos;
  • fazer o levantamento e organização de acervos;
  • fazer entrevistas e organizar informações;
  • escrever e publicar teses, artigos, livros, revistas e catálogos; ;
  • organizar exposições históricas e eventos comemorativos em museus, sítios históricos, bibliotecas e arquivos públicos, empresas privadas;
  • organizar seminários e ciclos de debates;
  • assessorar empresas de turismo na elaboração de roteiros de viagens;
  • assessorar escritores, roteiristas e autores de produções culturais na criação de seus projetos;
  • atuar como produtor de arte, contratado por emissoras de televisão para ambientar personagens, orientar figurino, decoração de interiores, e cenários externos de acordo com o estilo da época em que se desenvolve a trama.

Os historiadores possuem um papel fundamental na investigação e esclarecimento dos processos históricos que moldaram o mundo em que vivemos hoje. Compreender as ações dos homens e mulheres ao longo do tempo pode nos fornecer respostas valiosas para os desafios que enfrentamos no presente. Por meio da análise do passado, os historiadores nos ajudam a entender as raízes de questões complexas e a traçar soluções mais efetivas para os problemas atuais.

Nos últimos dez anos, a profissão do(a) historiador(a) na sociedade brasileira vem se valorizando ao acompanhar as crescentes políticas públicas de preservação e valorização do patrimônio histórico cultural.  Associados a essas políticas, o reconhecimento do papel dos(as) historiadores(as) está na formação de cidadãos conscientes de suas historicidades, como também por serem responsáveis, por exemplo, nos processos de tombamento; criações de espaços turísticos com motivações históricas; consultoria de produções artísticas que prezam pela fidelidade histórica em filmes, novelas, documentários, peças de teatro; e na organização de acervos de instituições públicas e privadas.