BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Sobre o curso

O curso de Bacharelado em Administração do CESVASF – Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco tem como objetivo geral formar profissionais éticos, criativos, inovadores, com visão holística   e aptos para a construção e implementação de estratégias no campo da Administração, desenvolver táticas administrativas de gestão, voltadas à viabilidade, sustentabilidade e a eficiência das organizações públicas e privadas a partir  do desenvolvimento de habilidade e de novos modelos de gestão e liderança compatíveis com os atuais cenários de mercado interno e externo.

Duração

4 anos

Certificação conferida

Bacharelado

Mais informações sobre o curso

Segundo o CFA – Conselho Federal de Administração, o bacharel em administração atua nas seguintes áreas específicas da Administração: Administração Financeira, Administração de Material, Administração Mercadológica/Marketing, Administração da Produção, Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos, Relações Industriais e demais campos relacionados à Administração.

A proposta do curso de Bacharelado em Administração do CESVASF abrange, ainda, de forma secundaria, competências para a administração pública, pretendendo-se que a formação possa preparar egressos para:

I – Reconhecer, definir e analisar problemas de interesse público relativos às organizações e às políticas públicas;

II – desenvolver consciência  quanto às implicações éticas do exercício da profissão, em especial a compreensão do ethos republicano e democrático, indispensável a sua atuação;

III – estar preparado para participar, em diferentes graus de complexidade, do processo da tomada de decisão e da formulação de políticas, programas, planos e projetos públicos e para desenvolver avaliações, análises e reflexões críticas sobre a área pública;

IV – expressar-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e socioculturais, desenvolvendo expressão e comunicação adequadas aos processos de negociação  e as comunicações interinstitucionais.

Conforme as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Bacharelado em Administração, são competências e habilidades a serem perseguidas na formação em Administração:

I – reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;

II – desenvolver expressões e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

III – refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

IV – desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas elações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

V – ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

VI – desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

O bacharelado em Administração oferece uma ampla variedade de oportunidades no mercado de trabalho. Os graduados em Administração podem trabalhar em diversos setores, incluindo empresas privadas, organizações governamentais e sem fins lucrativos. Alguns dos cargos mais comuns para os graduados em Administração incluem:

  1. Gerente geral: responsável por liderar a equipe de gerenciamento e tomar decisões estratégicas para a empresa.

  2. Analista de negócios: responsável por analisar as operações da empresa e identificar oportunidades de melhoria.

  3. Analista financeiro: responsável por analisar os dados financeiros da empresa e fazer recomendações para melhorar a eficiência financeira.

  4. Especialista em recursos humanos: responsável por gerenciar o recrutamento, seleção e treinamento dos funcionários da empresa.

  5. Consultor empresarial: responsável por oferecer conselhos estratégicos para empresas que buscam melhorar seus processos e aumentar a eficiência.

Além dessas áreas, existem muitas outras oportunidades para os graduados em Administração em áreas como marketing, vendas, logística, operações, gestão de projetos, entre outras.