BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA

Sobre o curso

O curso de Engenharia Agronômica do CESVASF foi criado com o objetivo principal de formar profissionais da área de ciências agrárias com ética, capazes de desenvolver de forma sustentável, a produção agrícola e pecuária da região do Vale do São Francisco e demais localidades. Com a necessidade atual do mercado agrícola brasileiro, bem como nos fomentos de tecnologias inovadoras e de pesquisas científicas que possam otimizar a qualidade de todo o sistema produtivo agropecuário, o curso surge como uma oportunidade de qualificar os a mão de obra do Vale do São Francisco.

Autorização: CEE/PE através do Parecer Nº 064/2019-CES.

Duração

5 anos

Certificação conferida

Bacharelado

Mais informações sobre o curso

O profissional formado no Curso de Engenharia Agronômica no CESVASF deverá desenvolver condutas e atitudes com responsabilidade técnica e social, tendo como princípios, o respeito à fauna e à flora; a conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água; o uso tecnológico e racional, integrado e sustentável do ambiente; o emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.

O engenheiro agrônomo formado pelo CESVASF atuará nos campos gerais do ensino, pesquisa e extensão. É de competência do Bacharel em Engenharia Agronômica planejar, executar, ensinar e fiscalizar atividades ligadas à pesquisa, ensino e extensão, nas seguintes áreas:


Fitotecnia – Uso de métodos e técnicas propagação vegetativa, adubação, cultivo protegido, consorciado, manejo de plantas daninhas e controle de pragas e doenças de modo a otimizar da produção na fruticultura, horticultura, silvicultura, floricultura e forragicultura.

Engenharia de água e solo – elaboração, implantação e execução de projetos para abastecimento de água, irrigação, drenagem, geração de energia no meio rural, preservação dos recursos naturais e controle de rejeitos domésticos e agroindustriais.

Zootecnia – Espécies de interesse zootécnico e locais de origem, domesticação, adaptação e aptidão econômica pelos povos. Ezoognósia, caprino, ovino, suíno, bovino, avícola e equina.

Máquinas e Mecanização agrícola – Seleção, operacionalização e racionalização de equipamentos para preparo do solo sem provocar a degradação, plantio, cultivo, controle fitossanitário, colheita e transporte de produtos derivados da agropecuária.

Construções e ambiência rural – Classificação e utilização de materiais para construção, planejamento, projeto, orçamento e acompanhamento em construções de instalações agroindustriais, unidades de estocagem de matéria prima, centros de processamentos de produtos agropecuários, habitações rurais, eletrificação rural, unidades de tratamento de resíduos orgânicos rurais e agroindustriais, garantindo o controle da poluição e seus reaproveitamentos para fins agropecuários.

Processamento e armazenamento de grãos e de produtos perecíveis – Instalações e equipamentos para beneficiamento, conservação e estocagem de produtos de origem agropecuária.

Agronegócio e empreendedorismo rural – Análise de cadeia de comercialização dos produtos agropecuários, elaboração de planos para negócios, criação de tabelas com custos de produção agropecuária, gestão de empresa rural e formação logística de empresas do ramo agropecuário.

Agrometeorologia – Levantamento e interpretação de dados climáticos, previsão do tempo e previsão e planejamento das plantações agrícolas.

Topografia e Agrimensura – Levantamentos e estudos planialtimétricos, divisão, demarcação e avaliação de áreas rurais.

Sensoriamento Remoto – Interpretação de fotografias aéreas e de imagens de satélite aplicada à agricultura e aos recursos naturais.

Energia Alternativa – Projetos, estudos e cálculos, instalações e aproveitamento racional das fontes produtoras de energia limpa e aplicações do laser.

Em razão da grande potencialidade que a agricultura oferece a economia do Brasil, o país tem uma diversidade em climas, com predominância ao subtropical, as áreas de mercado de trabalho do Engenheiro Agrônomo são bastante versáteis e dinâmicas. Lista-se abaixo algumas das áreas de mercado de trabalho para o engenheiro agrônomo:

– Produção de sementes

– Produção de mudas

– Defesa Fitossanitária

– Extensão Rural

– Agroecologia

– Agronegócio

– Perito Agropecuário

– Coordenador de fazendas

– Indústria de alimentos

– Projetos Agropecuários

– Pesquisas agropecuárias

– Docência