03 de junho – Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco
Nesta data, a Presidente da ABCDE/CESVASF, professora Ana Gleide, participou da 11ª edição da campanha “Eu viro Carranca para defender o Velho Chico, em Lagoa Grande.
Com 2.830 km de extensão, o Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e deságua entre os Estados de Sergipe e Alagoas. Pela dimensão do Rio e por conta do múltiplo uso das águas, há divergências e conflitos que avançam à medida que aumentam a demanda e a escassez de recursos. O único consenso é que se trata de um tema que merece ser amplamente discutido pelos diferentes setores e a sociedade como um todo.
O CESVASF firmou parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco a fim de se elaborar estudos e realizar discussões para a concretização do Pacto das Águas para a bacia do Velho Chico. O Pacto das Águas deve prever ações coordenadas que levem à distribuição harmônica das águas aos seus usos múltiplos, evitando conflitos e garantindo água de qualidade e em quantidade para todos.
A Profa. Ana Gleide destaca o projeto “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”, que visa a preservação e revitalização do Velho Chico e que é
promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco cujo objetivo é chamar a atenção para os sérios problemas enfrentados pelo Rio. Outra estratégia para ampliar a preservação é a realização de ações educativas nas escolas de educação básica e no ensino superior.