APRESENTAÇÃO
O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, visa contribuir para a melhoria do ensino básico de Matemática, através da formação permanente de seus professores. Assim sendo, o curso é destinado a professores do ensino fundamental ou médio de Matemática em exercício em sala de aula nas redes pública ou particular, ou a recém graduados em cursos de licenciatura em Matemática.
GERAL
Proporcionar aos profissionais oportunidade de melhorarem, suas práticas educativas, visando uma significativa melhoria no ensino de Matemática, priorizando a formação para a cidadania e a inclusão social.
ESPECÍFICOS
CARGA HORÁRIA TOTAL – 620 HORAS
420 h/a de disciplinas.
200 horas de orientação monográfica.
Poderão inscrever-se para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática aqueles que apresentarem:
DISCIPLINAS | C/H |
TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA I – GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL | 45 |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO | 30 |
TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA II – ESTUDO DAS FUNÇÕES ELEMENTARES | 45 |
CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | 30 |
TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA III – ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE | 45 |
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA | 45 |
TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA IV – NÚMEROS E OPERAÇÕES | 30 |
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA – ELABORAÇÃO E CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS | 30 |
INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA | 30 |
SEMINÁRIOS DE MONOGRAFIA | 30 |
LIBRAS | 30 |
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS | 30 |
Disciplina: TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA I: GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL
EMENTA: Axiomas de Euclides; Segmentos de Retas; Ângulos; Congruência de Triângulos; Paralelismo e perpendicularidade; Teorema de Tales; Diedros, Triedros e Poliedros Convexos; Prisma; Pirâmide; Cilindro e Cone; Esfera.
Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
EMENTA: Conceitos e noções fundamentais sobre a pesquisa científica. Tipos de conhecimento. Método científico. Técnicas de elaboração de trabalho científico.
Disciplina: TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA II: ESTUDO DAS FUNÇÕES ELEMENTARES
EMENTA: Introdução à teoria dos conjuntos; Relações, funções: conceitos e definições, domínio e imagem, Funções Elementares. Funções trigonométricas. Função Composta e Inversa.
Disciplina: CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
EMENTA: Função Social do Ensino. Teorias, Concepções e Métodos de Ensino-Aprendizagem.
Disciplina: TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA III: ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE
EMENTA: Princípio fundamental da contagem, Arranjos, Combinações e Permutações. Aplicações. Probabilidades.
Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
EMENTA: Tendências em Educação Matemática. Estudo dos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais. Transversalidade no ensino de matemática. Didática da resolução de problemas. Avaliações de competências e habilidades. Jogos no ensino da matemática.
Disciplina: TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA IV: NÚMEROS E OPERAÇÕES
EMENTA: Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Propriedades e operações. Equação e Inequação. Divisibilidade
Disciplina: LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
EMENTA: Estuda e elabora modelos experimentais de ensino de Matemática em escolas de Ensino Fundamental 3º e 4º ciclo (5ª a 8ª séries) e no ensino médio. Construção e adaptação de diferentes materiais e métodos para o ensino de Matemática. Experimentação de diferentes estratégias de ensino de matemática. Planejamento, aplicação e avaliação de práticas alternativas para o ensino de Matemática.
Disciplina: INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
EMENTA: Softwares Educacionais: cabri-géomètre II, modellus, winplot, Poly, Nfract e maple. Planilha Eletrônica nos conteúdos de Matemática. Representação gráfica de funções. Geometria computacional.
Disciplina: SEMINÁRIOS DE MONOGRAFIA
EMENTA: Estuda a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso ou monografia: suas etapas e principais elementos constituintes.
Disciplina: LIBRAS
EMENTA: Línguas de Sinais e minoria linguística; as diferentes línguas de sinais; status da língua de sinais no Brasil; cultura surda; organização linguística da LIBRAS para usos informais e cotidianos: vocabulário; morfologia, sintaxe e semântica; a expressão corporal como elemento linguístico.
Disciplina: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
EMENTA: Educação, direitos humanos e formação para a cidadania. História dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional. Documentos nacionais e internacionais sobre educação e direitos humanos. Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; sociedade, violência e construção de uma cultura da paz; preconceito, discriminação e prática educativa; políticas curriculares, temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.