APRESENTAÇÃO
O Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF, reforçando sua preocupação em oferecer cursos de pós-graduação voltados a demanda do mercado de trabalho, oferece o Curso Lato Sensu em Ensino de Língua Inglesa, que se constitui num conjunto articulado de conhecimentos, destinados a oferecer a oportunidade de aperfeiçoamento e formação continuada àqueles que atuam ou pretendem atuar no ensino da língua estrangeira.
O Curso Lato Sensu em Ensino de Língua Inglesa do CESVASF aponta para as novas possibilidades de trabalho com o ensino dessa língua. Além disso, visa à ampliação do conhecimento do universo sociocultural de povos que possuem o inglês como língua materna e ao aperfeiçoamento dos conhecimentos estritamente linguísticos do inglês e do ensino-aprendizagem da mesma.
GERAL
Contribuir para a melhoria do ensino de língua inglesa na região do entorno, garantindo aos professores de inglês a oportunidade de aperfeiçoamento e atualização tanto linguística como metodológica.
ESPECÍFICOS:
CARGA HORÁRIA TOTAL – 620 HORAS
420 h/a de disciplinas.
200 horas de orientação monográfica.
Poderão inscrever-se para o Curso de Pós-Graduação em Lato Sensu em Ensino de Língua Inglesa aqueles que apresentarem:
DISCIPLINAS | C/H |
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 30 |
DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA | 45 |
LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA | 30 |
LÉXICO E ESTRUTURA DA LÍNGUA INGLESA | 30 |
TÓPICOS DE LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA | 45 |
METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA | 45 |
ASPECTOS FONOLÓGICOS E MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA INGLESA | 45 |
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR | 30 |
TÉCNICAS DE TRADUÇÃO – INGLÊS/PORTUGUÊS | 30 |
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA | 30 |
LIBRAS | 30 |
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS | 30 |
Disciplina: METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ementa: Conhecimento científico: características e relações com outros tipos de conhecimento. Conceito e classificação de Ciência. Métodos científicos. Fatos, leis e teorias. Hipóteses e variáveis. Técnica de pesquisa. Normas técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos: projetos, monografias, dissertações e teses.
Disciplina: LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Ementa: Noções de linguística e linguística aplicada. Conceitos e questões aplicados ao ensino de língua. Teorias de aquisição de segunda língua.
Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Ementa: Formação didático-pedagógica de professores de língua estrangeira moderna. Métodos e técnicas para o ensino de língua inglesa. Subsídios para preparação de material de ensino e avaliação.
Disciplina: ASPECTOS FONOLÓGICOS E MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA INGLESA
Ementa: Fundamentos teóricos e práticos da fonética e fonologia da língua inglesa e as implicações para a aprendizagem e ensino do inglês como língua estrangeira. Estruturas morfológicas básicas. Regras de formação de palavras. Constituintes morfológicos e sintáticos. Categorias e funções sintáticas.
Disciplina: LÉXICO E ESTRUTURAS EM LÍNGUA INGLESA
Ementa: Léxico da língua inglesa e suas unidades. Ensino-aprendizagem de vocabulário. Estudo dos dicionários: estrutura, utilização como referência e instrumento de aprendizagem. Atividades práticas de ensino.
Disciplina: DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Ementa: O mundo globalizado e o papel do professor de Língua Inglesa. Ensino de língua e cultura. Arte, cultura e sociedade. Multiculturalismo. Erudito e popular. O local e o global. Subjetividade / objetividade.
Disciplina: TÉCNICAS DE TRADUÇÃO INGLÊS/PORTUGUÊS
Ementa: Conceito de tradução. Tradutor: papel, dificuldades e limitações, estatuto da profissão, responsabilidades e deontologia profissional. Diferentes tipos e formas de tradução. Utilização de dicionários Técnicas de tradução. Análise de textos traduzidos.
Disciplina: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Ementa: Novas estratégias e concepções de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Internet no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Computador e Internet como ferramenta para a produção de material didático para o ensino de língua inglesa.
Disciplina: TÓPICOS DE LITERATURA INGLESA
Ementa: Fases da Literatura Inglesa: Old, Middle e Modern. Contexto histórico e principais autores de cada fase. Comparação e inter-relacionamento entre as literaturas modernas anglo-irlandesas, britânicas, americanas, canadenses e australianas.
Disciplina: DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR
Ementa: Aprofundar a reflexão política e do desenvolvimento teórico-prático do ensino-aprendizagem na perspectiva sócio interacionista. Debater a função social do ensino, discutindo técnicas e métodos que favoreçam a aprendizagem, considerando as teorias pedagógicas recentes.
Disciplina: LIBRAS
EMENTA: Línguas de Sinais e minoria linguística; as diferentes línguas de sinais; status da língua de sinais no Brasil; cultura surda; organização linguística da LIBRAS para usos informais e cotidianos: vocabulário; morfologia, sintaxe e semântica; a expressão corporal como elemento linguístico.
Disciplina: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
EMENTA: Educação, direitos humanos e formação para a cidadania. História dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional. Documentos nacionais e internacionais sobre educação e direitos humanos. Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; sociedade, violência e construção de uma cultura da paz; preconceito, discriminação e prática educativa; políticas curriculares, temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.