APRESENTAÇÃO
O Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco- CESVASF, preocupado em buscar saídas à formação profissional comprometida com a sustentabilidade local e global, oferece o curso de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO AMBIENTAL. O curso é voltado a preparar o profissional para o domínio de conhecimentos e instrumentais analíticos que permitem estabelecer uma nova relação entre teórica e prática, que os levem a atuar em novos espaços do mundo do trabalho com uma preocupação permanente com a gestão da sustentabilidade comunitária e mundial.
GERAL
Formar profissionais com visão holística para atuar em setores ligados à área ambiental para promoção do Desenvolvimento Sustentável, à área de gestão da qualidade de vida e da proteção ambiental e demais seguimentos, com competência teórico-prática, comprometidos com os diversos cenários sócio-econômicos-ambientais.
ESPECÍFICOS
CARGA HORÁRIA TOTAL – 620 HORAS
420 h/a de disciplinas.
200 horas de orientação monográfica.
Poderão inscrever-se para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental aqueles que apresentarem:
1.Diploma de Graduação em Geografia, Engenharia Ambiental, Eng. Civil, História, ou áreas afins, de instituição legalmente reconhecida, com histórico escolar;
DISCIPLINAS | C/H |
METODOLOGIA CIENTIFICA E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL | 30 |
GESTÃO AMBIENTAL URBANA | 30 |
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL | 45 |
GESTÃO AMBIENTAL EM PROPRIEDADES RURAIS | 30 |
SAÚDE E MEIO AMBIENTE | 30 |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E PERCEPÇÃO AMBIENTAL | 45 |
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL | 30 |
ESTATÍSTICA E TÉCNICAS DE QUANTIFICAÇÃO APLICADAS À GESTÃO AMBIENTAL | 30 |
ECOLOGIA E BIOGEOGRAFIA DO SEMIÁRIDO | 45 |
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E DE RECURSOS HÍDRICOS | 45 |
LIBRAS | 30 |
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS | 30 |
isciplina: METODOLOGIA CIENTIFICA E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL
Ementa: Esta disciplina visa familiarizar os pós-graduandos com a Metodologia Científica, dando ênfase aos procedimentos de Leitura, análise e interpretação de textos, organização e preparação de seminários, elaboração de resenhas e, por fim, construção do projeto de pesquisa e do trabalho monográfico de conclusão do curso.
Disciplina: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E PERCEPÇÃO AMBIENTAL
Ementa: A disciplina abordará questões conceituais sobre educação ambiental e suas origens, o seu papel interdisciplinar, as dimensões da educação ambiental e sua prática social levando em consideração os aspectos históricos e as discussões filosóficas no contexto ambiental.
Disciplina: LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
Ementa: A disciplina abordará conceitos de ecologia e meio ambiente; a crise ambiental; o movimento ecológico; ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável; biodiversidade; direito ambiental; conceitos; fontes; princípios; campos de avaliação; o direito, os recursos ambientais e o desenvolvimento; direito ambiental brasileiro: sede constitucional e relevância; direito ambiental comparado; a tutela administrativa e judicial do meio ambiente.
Disciplina: ESTATÍSTICA E TÉCNICAS DE QUANTIFICAÇÃO APLICADAS À GESTÃO AMBIENTAL
Ementa: A disciplina trabalhará os Campos de aplicação da estatística e da quantificação na geografia física e humana. Análise quantitativa. A natureza do fato geográfico. Mensuração, amostragem e descrição estatística.
Disciplina: ECOLOGIA E BIOGEOGRAFIA DO SEMIÁRIDO
Ementa: A disciplina discutirá os ecossistemas e o Polígono da Seca: Aspectos Fisiográficos e Biogeográficos da região semiárida. O Processo de Desertificação. Uso das águas Subterrâneas e superficiais no Semiárido. Tecnologias aplicadas as zonas semiáridas: Irrigação e Sistemas de convivência com a Seca. Conservação e Perspectivas de Utilização Sustentável da Área.
Disciplina: GESTÃO AMBIENTAL URBANA
Ementa: A disciplina oferecerá uma visão compreensiva da evolução dos estudos urbanos, com enfoque voltado para o problema urbano brasileiro, e se deterá sobretudo na análise de situações que demandaram o enfrentamento dos impasses gerados pelos contextos socioeconômicos e ambientais por parte das iniciativas públicas e privadas.
Disciplina: SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Ementa: A disciplina abordará o processo saúde-doença destacando a ocorrência, a distribuição e os determinantes deste processo na população. Conhecer se a questão da casualidade dos agravos a saúde é examinada segundo a relação entre o agente, o meio ambiente e o hospedeiro, observando-se o contexto sócio-político onde se dá esta relação.
Disciplina: AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL
Ementa: A disciplina trabalhará a definição e tipos de impactos ambientais. Conceitos básicos. História do desenvolvimento da avaliação de impactos ambientais no mundo e no Brasil. Princípios da avaliação de impactos ambientais: a importância dos princípios. Natureza e alcance da avaliação de impactos ambientais. Aplicação da avaliação de impactos em políticas públicas, programas e projetos. Os prazos na avaliação de impactos. Avaliação ambiental estratégica. Legislação ambiental para impactos ambientais. Impacto ambiental em ecossistemas aquáticos e terrestres. Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). Estudo de impacto ambiental (EIA) e relatório de impacto ambiental (RIMA).
Disciplina: GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E DE RECURSOS HÍDRICOS
Ementa: Será estudada na disciplina a poluição do solo: origem, monitoramento e controle. Resíduos sólidos urbanos: definição, origem, classificação, composição do lixo urbano. Resíduos industriais perigosos: caracterização, métodos de disposição, descarte e destinação de embalagens. Classificação de resíduos – NBR 10.004. Gerenciamento de resíduos: segregação, acondicionamento, armazenamento, transporte procedimentos de contingência. Técnicas de disposição, tratamento e remediação de solos: aterro, reciclagem, compostagem, co-processamento, incineração, etc. Disposição de resíduos perigosos no solo. Métodos de disposição de esgotos e lodos no solo. Solos: estrutura, matéria orgânica, organismos e suas funções. Processo de planejamento de recursos hídricos: Conceito; Dinâmica de planejamento de recursos hídricos; Interpretação do planejamento à luz da lei 9.433; Integração dos planos nos âmbitos nacional, estadual e de bacia; hidrográfica; Integração dos instrumentos de gestão no processo de planejamento; Itemização de atividades componentes de um Plano de Recursos Hídricos. Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos: Enquadramento de corpos de água em classes de usos preponderantes; Outorga dos direitos de uso da água; Cobrança pelo uso da água; Rateio de custo; Sistema de informação sobre recursos hídricos; Outros instrumentos.
Disciplina: GESTÃO AMBIENTAL EM PROPRIEDADES RURAIS
Ementa: A disciplina contemplará a importância do Administrador Rural; Diagnóstico da propriedade rural; Planejamento estratégico; Planejamento orçamentário; Avaliação e controle de resultados; Plano de Ação.
Disciplina: LIBRAS
EMENTA: Línguas de Sinais e minoria linguística; as diferentes línguas de sinais; status da língua de sinais no Brasil; cultura surda; organização linguística da LIBRAS para usos informais e cotidianos: vocabulário; morfologia, sintaxe e semântica; a expressão corporal como elemento linguístico.
Disciplina: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
EMENTA: Educação, direitos humanos e formação para a cidadania. História dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional. Documentos nacionais e internacionais sobre educação e direitos humanos. Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; sociedade, violência e construção de uma cultura da paz; preconceito, discriminação e prática educativa; políticas curriculares, temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.