LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Sobre o curso
O Curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
Além de compreender a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, o profissional da área de pedagogia assumirá atividades de planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor de educação e de projetos e experiências educativas não escolares; e de produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares (artigo 4º da Resolução CNE, n° 1/2006).
Duração
4 anos
Certificação conferida
Licenciatura
Mais informações sobre o curso
Campo de Atuação
Os cursos de pedagogia são uma excelente formação para quem busca ingressar rapidamente no mercado de trabalho, principalmente em processos diretamente relacionados à alfabetização infantil. Ao longo da graduação, os alunos aprendem a analisar diferentes contextos e usar a flexibilidade metodológica. Torna-se assim um profissional capaz de trabalhar com diferentes públicos nos mais diversos contextos.
Competências
O curso de Licenciatura em Pedagogia visa preparar professores do ensino fundamental com competência técnica e teórica para atuar no processo de alfabetização de crianças. Além disso, esta graduação também visa fornecer uma base de conhecimento sobre a rotina administrativa das escolas e fornecer ao futuro educador mais fundamentos e preparo para compreender a dinâmica das comunidades educativas em que está inserido.
Mercado de Trabalho
A pedagogia é um campo extremamente empregável. . Todas as escolas exigem pelo menos um graduado em pedagogia para atuar no ensino fundamental no processo de alfabetização das crianças. Após a formatura, os professores podem, assim, conseguir uma vaga em escolas estaduais e particulares (cada uma com um processo seletivo diferente). Mesmo fora da escola, os graduados podem trabalhar em empresas privadas, aplicar os princípios da educação em campanhas educativas, divulgar informações ou se envolver em trabalhos sociais. Os profissionais costumam trabalhar em uma equipe multidisciplinar que inclui assistentes sociais, psicólogos e outras áreas de atuação.