APRESENTAÇÃO
O Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF, há 40 anos, atua na formação de professores na região do Submédio São Francisco, desempenhando com extremo êxito sua missão.
Este curso foi concebido com base no pensamento de que uma língua é um instrumento sociocultural de um povo e, como tal, não pode ser ensinada senão pela imersão nos aspectos sociais de seus falantes.
O CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE DO SÃO FRANCISCO – CESVASF, ratifica sua missão ao oferecer o CURSO LATO SENSU EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA, que se constitui num conjunto articulado de conhecimentos, destinados a oferecer a oportunidade de aperfeiçoamento e formação continuada àqueles que atuam ou pretende atuar no ensino da língua materna e suas literaturas.
GERAL
Oferecer oportunidade de aprofundamento e atualização à profissionais da área de Língua Portuguesa e suas Literaturas tanto na perspectiva teórica como metodológica.
ESPECÍFICOS:
CARGA HORÁRIA TOTAL – 620 HORAS
420 h/a de disciplinas.
200 horas de orientação monográfica.
Poderão inscrever-se para o Curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura aqueles que apresentarem:
DISCIPLINAS | C/H |
NOVAS CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM/LIBRAS | 30 |
TEORIAS DA APRENDIZAGEM | 45 |
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR | 30 |
LÍNGUA ORAL, LÍNGUA ESCRITA E ESTUDOS DO LETRAMENTO | 45 |
TEXTO E GRAMÁTICA | 30 |
METODOLOGIA DA PESQUISA | 30 |
LITERATURA INFANTO-JUVENIL | 30 |
ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA | 45 |
TEORIA DA LITERATURA | 30 |
POESIA E FICÇÃO BRASILEIRA | 45 |
LIBRAS | 30 |
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS | 30 |
Disciplina: NOVAS CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM/ LIBRAS
Ementa: Debater a função social do ensino, redes de aprendizagem, mitos da prática de ensino-aprendizagem, concepção de competência em educação, interdisciplinaridade, projetos de trabalho. Discutir técnicas e métodos que favoreçam a aprendizagem, considerando as teorias pedagógicas recentes. Conscientizar os futuros profissionais da docência sobre a importância do acolhimento aos alunos com deficiência auditiva, nas relações pedagógicas, considerando os princípios sócio-antropológicos e as novas perspectivas da educação relacionadas à comunidade surda.
Disciplina: METODOLOGIA DA PRÁTICA DA PESQUISA
Ementa: Conceitos e noções fundamentais sobre a pesquisa científica. Tipos de conhecimento. Método científico. Técnicas de elaboração de trabalho científico.
Disciplina: ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA
Ementa: Perspectivas teórico-metodológicas da Literatura Comparada em Língua Portuguesa. Macrossistema literário e formação do cânone em língua portuguesa. Relações Brasil-Portugal: análise de textos. Relações Brasil-África: análise de textos. Relações Portugal-África: análise de textos.
Disciplina: TEORIA DA LITERATURA
Ementa: Concepções sobre Literatura, a partir da reflexão de textos literários, resultante da leitura de poéticas e de obras literárias, observando a natureza de textos artísticos.
Disciplina: LÍNGUA ORAL, LÍNGUA ESCRITA E ESTUDOS LETRAMENTO
Ementa: Promover a discussão sobre o uso sobre as modalidades oral e escrita da língua, o conceito de alfabetização, refletindo o lugar do texto na sociedade e na alfabetização e proporcionando o conhecimento das teorias acerca dos letramentos.
Disciplina: LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Ementa: Literatura Infanto-Juvenil: conceito, características e funções. Literatura e Educação: convergências e divergências. Formas Literárias Tradicionais Destinadas à Infância.
Disciplina: TEXTO E GRAMÁTICA
Ementa: Relação entre as propriedades e tipos de gramática da língua portuguesa. Propriedades da textualidade; Modalidades de usos da língua; Tipologia textual; Análise e produção de textos; Leitura, Análise e Produção de vários gêneros textuais, principalmente, de cunho didático e científico. Analisar linguístico e discursivamente diversos gêneros textuais.
Disciplina: TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Ementa: Abordar as principais teorias da aprendizagem. As escolas teóricas: interacionismo, Sócio-construtivismo, epistemologia genética, psicanálise, psicogenética, pós-construtivismo. Os paradigmas no processo de aprendizagem, revendo as questões de mudanças e ruptura na educação. O ensino escolar e as formas de aprendizado (formal e informal). Linguagem, cognição, afeto e motivação na dinâmica do aprender. Problemas de aprendizado. Novas abordagens no processo de aprendizagem, utilizando a tecnologia e o ensino à distância. Construção do conhecimento.
Disciplina: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Ementa: Breve Gênese Histórica da Didática. O professor universitário: desafios e perspectivas. Relação Professor-aluno. O processo ensino-aprendizagem Didática e Interdisciplinaridade. Modelos de Educação na perspectiva Freireana. Planejamento no Ensino Superior e seus componentes: posicionamento crítico e reflexivo. A utilização dos recursos didáticos na construção do conhecimento.
Disciplina: POESIA E FICÇÃO BRASILEIRA
Ementa: Estudo teórico e aplicado da linguagem poética e ficcional. Estudo das poéticas e da ficção na literatura brasileira em suas diferentes linhas e estéticas. Estudo de textos representativos das literaturas brasileira
Disciplina: LIBRAS
Ementa: Línguas de Sinais e minoria linguística; as diferentes línguas de sinais; status da língua de sinais no Brasil; cultura surda; organização linguística da LIBRAS para usos informais e cotidianos: vocabulário; morfologia, sintaxe e semântica; a expressão corporal como elemento linguístico.
Disciplina: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Ementa: Educação, direitos humanos e formação para a cidadania. História dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional. Documentos nacionais e internacionais sobre educação e direitos humanos. Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; sociedade, violência e construção de uma cultura da paz; preconceito, discriminação e prática educativa; políticas curriculares, temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.